Vendo neve em Madrid e gastando muito pouco – Relato de um dia no Puerto de Navacerrada

Neste fim de semana, nós, brasileiros que estamos estudando em Madrid, resolvemos ir visitar o Puerto de Navacerrada, que está bem próximo de Madrid e lá é possível ver neve.

O local

Distante cerca de 60 km do centro de Madrid, o Puerto de Navacerrada (não confundir com “Pueblo de Navacerrada”) está localizado em uma montanha a aproximadamente 1.900 metros de altitude. É bastante apreciado pelo madrileños, sendo geralmente o local para onde vão em busca da neve. Por isso, uma dica é tentar não ir aos fins de semana, já que costuma estar mais cheio (e também um pouco mais caro).

No Puerto de Navacerrada, tem uma estação de esqui em que se paga para entrar e esquiar, podendo inclusive alugar os equipamentos necessários. A tabela de preços pode ser encontrada no site oficial do local, mas geralmente está na faixa de 40 euros, já com o aluguel do equipamento.

Como chegar

Para chegar no Puerto de Navacerrada, há vários jeitos possíveis, incluindo trem, ônibus e carro.

Raramente você estará de carro, mas se tiver é só colocar no Google Maps, que ele te dá o caminho é você chegará em 1 hora mais ou menos.

Ônibus é o jeito econômico mais rápido de ir para Navacerrada. Com saída da estação de metrô / rodoviária de Moncloa, a linha 691 vai até Navacerrada. Os horários diários de saída podem ser consultados aqui. A passagem você deve comprar na hora com o motorista. Vale ressaltar que, se tiver a tarjeta Abono Joven, a passagem é grátis, já que o local pertence à Comunidade de Madrid. E uma dica: certifique-se de descer no Puerto de Navacerrada e não no Pueblo de Navacerrada. O Pueblo está 5 km abaixo do Puerto e é a parada anterior ao lugar onde há neve.

wp-image-1277723032jpg.jpg

Plataforma de embarque do ônibus para Navacerrada

Já outra opção bastante econômica (também grátis para quem tiver o cartão de Abono Jovem) é o trem. Para isso, deve-se comprar (apresentar nessa hora o cartão de Abono para não pagar nada) na estação de Atocha a passagem que equivale ao trajeto Cercedilla-Puerto de Navacerrada. Desde Atocha, o trajeto dura cerca de 2 horas e te deixa na estação de trem que está bastante próximo à área com neve e à estação. Os horários podem ser consultados aqui.

Relato de um dia em Navacerrada (com perrengues)

Inicialmente, minha ideia era acordar bem cedinho e encontrar com o pessoal às 7:30 em Atocha, já que todos estávamos com as passagens de trem já no jeito. Entretanto, acabei perdendo a hora, depois de ter saído na noite anterior (#mimacher) e só acordei às 10h.

Como o trem demorava muito para chegar, pensei logo na opção de ônibus, que é mais rápido. Me arrumei e saí de casa meio na pressa e fui para Moncloa, de onde saem os ônibus para Navacerrada.

Peguei o busão e depois de 1 hora, cheguei em Navacerrada, onde desci e imaginei que seria o lugar certo. Mas não. Desci no Pueblo de Navacerrada, que é a parada anterior ao Puerto…

Rua principal do Pueblo de Navacerrada. A cidade é minúscula e não há muito para ver.

Tudo bem, não tinha problema, era só esperar uma hora a mais que outro ônibus passava e eu pegaria ele para subir até a montanha.
Quando passou o próximo, o motorista me avisou que não ia até o Puerto e que o próximo até lá só chegaria depois de 3 horas. Ou seja, sem condições de esperar. Aí tive uma ideia genial: ir a pé. Eram só 5 km, por que não?

wp-image-972819073jpg.jpg

Porque eram 5 km de subida sem acostamento e sem lugar pra andar. Sem chances…

Eis que tive (mais) uma ideia muito boa: pedir carona. Nunca tinha feito isso antes, mas parei na beira da pista, fiz o gesto universal de carona e não é que o primeiro carro parou? Não imaginava que ia dar certo kkkkk

Estrada até o Puerto de Navacerrada

Depois de 5 minutos de carona, finalmente cheguei no famoso Puerto de Navacerrada. Encontrei com a galera próximo à entrada da estação de ski e alguns resolveram ir esquiar, enquanto outros preferiram ficar do lado de fora sem pagar brincando com a neve, incluindo eu.

Boneco de neve que fizemos  ⛄

Foi um dia muito legal (e frio) para nós brasileiros que não vemos neve geralmente e deu para se divertir bastante. Próximo à estação há alguns restaurantes, onde dá para se proteger do frio e também almoçar ou tomar algo para esquentar.

Vista do Puerto de Navacerrada

Ao final do dia, depois de várias reviravoltas, pegamos juntos o trem (dessa vez deu certo uhul). Foram cerca de 2 horas até Madrid, numa viagem bem tranquila.

Trem no Puerto de Navacerrada

Agora, só programar a próxima viagem  e tentar não perder a hora 🙂

Um comentário sobre “Vendo neve em Madrid e gastando muito pouco – Relato de um dia no Puerto de Navacerrada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s