Segóvia é uma cidade medieval, localizada em Castilla y León, a 90 km de Madrid. Com construções bastante antigas (muito velhas mesmo), a cidade possui várias atrações interessantes, que podem ser facilmente visitadas em um dia a partir de Madrid, num bate-volta.
Chegando em Segóvia
Para chegar em Segóvia, há basicamente três opções:
– Trem AVE desde Madrid: leva 30 minutos e custa desde 13 até 25 euros cada perna do percurso. Pode ser uma boa opção para quem não tiver muito tempo e não se importar muito com gastar mais. Mais informações aqui.
– Ônibus La Supulvedana: opção de custo intermediário, com preço de 8 euros por trajeto e levando 1 hora. Dá pra consultar os horários e preços exatos aqui.
– Trem normal (Cercanías): a opção mais em conta, principalmente para nós, meros estudantes, é usar o Abono Jovem e ir grátis de trem até Cercedilla (linha C8 de Cercanías). Depois é só pegar de lá o trem para Segóvia que custa 2,90 euros por trajeto. É possível ver os horários de trem aqui. E vale lembrar que, apesar de barata, esta é a viagem que mais leva tempo, com um total de 2 horas aproximadamente de Atocha até o centro da cidade de Segóvia.
A viagem
Pegamos o trem na estação de Atocha às 11h, chegando em Cercedilla 12h20. Como o outro trem só sairia dentro de uma hora, resolvemos uma volta pra conhecer a (bem) pequena cidade. Foi legal que na noite anterior havia nevado, então ainda era possível ver neve pela cidade, bastante simpática.
Chegamos em Segóvia às 14h e fomos caminhar pra conhecer a cidade. Entre os vários pontos turísticos, dá para destacar:
– Aquoduto romano
Construído há muito tempo ( Século I d.C.) pelos romanos, este aquoduto levava água para a cidade, tendo funcionado até meados do século XVIII. É um patrimônio mundial da UNESCO. É incrível ver algo com 2000 anos tão preservado.
– Igrejas
A cidade possui várias igrejas que são muito antigas, com destaque para a Igreja de San Martín, do século XII e a Igreja San Miguel, do século XVI.
– Catedral
Datada de 1525 e consagrads em 1678, é considerada uma das catedrais mais bonitas da Espanha e por fora a sua arquitetura gótica impressiona. Mas não entramos nela por questões monetárias (vida de estudante não é fácil, não é mesmo?).
– Alcázar
Num ponto privilegiado da cidade, onde é possível ter uma vista ampla de Segovia, ergue-se o Alcázar de Segovia, antiga residência real. Destruído após um incêndio em 1862, o local foi completamente restaurado e impressiona pelo seu tamanho e diversas salas, bastante bonitas. É um local que vale a pena a visita. E dica: na hora de comprar a entrada, peça por desconto, já que estudante paga 2 euros a menos (descobri isso depois de ter comprado kkk).
– Passeio pela cidade em si
Além de todas as construções maiores, a cidade de Segóvia é bastante simpática, com ruelas muito bonitinhas e que valem a pena ser visitadas por uma caminhada.
Além disso, outra coisa que deve ser provada é o prato típico de Segovia: o famoso Cochinillo, um porco assado que é muito saboroso. Na nossa ida, encontramos um restaurante muito agradável em que o prato individual era 13 euros (e que compartimos em 3 pessoas por motivos já citados anteriormente).
Por todos esses motivos, acho que Segóvia é uma cidade que vale muito a pena de ser visitada. Por isso, quando estiver em Madrid, vá passar um dia lá essa que você não vai se arrepender.