Uma outra cidadezinha próxima a Madrid que fiz um bate-volta foi Buitrago de Lozoya. Uma cidade bem pequena, mas também interessante.
Buitrago de Lozoya é uma cidade de apenas 1800 habitantes e está localizada a 75 km ao norte de Madrid, na beira do rio Lozoya. É uma cidade bem antiga, que remonta à época medieval, com diversas construções antigas, incluindo a muralha do século XI e um castelo do século XV.
Como chegar?
De Madrid, tem um ônibus que sai do Intercambiador de Plaza Castilla. É o ônibus número 191 e é possível ver os horários aqui. A viagem leva cerca de uma hora e meia e, como a cidade faz parte da comunidade de Madrid, sai de graça com o cartão do Abono Jovem.
O que ver?
– Museu do Picasso: nessa cidade, está localizado um museu muito interessante sobre o pintor espanhol. Isso porque o barbeiro dele tinha origem nessa cidade e acabou acumulando algumas obras muito boas (e outras nem tanto) do Picasso. A entrada é grátis e para mais informações é só clicar aqui.

Simpática Plaza Mayor da cidade com o Museu do Picasso no primeiro piso
– Castelo de los Mendoza: construído entre os séculos XIV e XV, foi lar de duques e de reis, incluindo a rainha Joana de Portugal. Atualmente, passa por obras de restauração, mas deve ficar bem bonito.

Torre do castelo com igreja ao fundo
-Igreja de Santa María del Castillo: com construção finalizada no começo do século XIV, acredita-se que foi edificada sobre uma mesquita. É uma igreja bastante interessante e bem charmosa.

Igreja de Santa María
– Ruelas e muralhas: talvez a coisa mais legal é andar para entre as vielas da cidadezinha. É bem pequena, então é praticamente impossível de se perder, mas vale a pena.

Muralha e rio Lozoya ao fundo
No final do dia, após andar pela cidade, paramos em um bar (chamado YA!) muito espanhol, com tapas muito saborosos quando pedimos cerveja. Recomendo fortemente provar algo lá…
Mas e aí? Vale a pena visitar Buitrago de Lozoya?
Na minha opinião vale sim. É uma cidade bem pequena, mas com muita história e muito interessante. Só fique esperto com os horários de abertura das atrações, já que pegamos algumas coisas fechadas e não conseguimos conhecer. No mais, é uma cidadezinha muito particular e que recomendo a visita caso esteja em Madrid querendo ver algo diferente.