Um dia em Luxemburgo: o que fazer?

Você já ouviu falar de Luxemburgo? Não estou falando do atual treinador do Palmeiras, mas sim do pequeno país localizado no Norte da Europa Europa, encravado entre Alemanha, Bélgica e França, com o tamanho de metade do Distrito Federal e apenas 600.000 habitantes.

Pois bem, neste post vou compartilhar algumas dicas de coisas para fazer no país em uma visita rápida, de apenas um dia, que acredito ser suficiente para visitar sua capital, principal cidade De Luxemburgo.

História

A história do país remonta à construção da fortaleza Lucilinburhuc, que é hoje o atual castelo de Luxemburgo, em 963. Em torno desse ponto estratégico, a pequena nação foi se desenvolvendo gradualmente, e chegou a ser dominada por outros impérios, tendo feito parte da Holanda, da França, da Alemanha e da Bélgica. Somente no ano de 1890 o país conseguiu sua tão sonhada independência, sendo governado por meio de uma monarquia constitucional, com um grão-duque e um primeiro ministro.

Luxemburgo também é bastante conhecido por ter sido um dos fundadores do Benelux, bloco comercial que também incluía Bélgica e Holanda, e que seria um percursor da União Europeia.

Atualmente, Luxemburgo é o menor país-membro da União Europeia, tendo adotado o euro como moeda em 1999, e sendo considerada uma das nações mais ricas do continente.

Um fato interessante sobre o país é sua língua oficial: o luxemburguês, que nada mais é do que uma grande mistura entre francês e alemão. Como no país também há uma grande comunidade portuguesa, às vezes dá até para se comunicar na nossa língua. De forma geral, o inglês é bastante falado, então dá para se virar tranquilo sem falar o luxemburguês.

O que visitar em Luxemburgo?

A principal (e mais turística cidade) do país é sua capital, também chamada de Luxemburgo. Tem pouco mais de 100 mil habitantes e está localizada numa posição bastante estratégica, entre vales e rios. Por esse motivo, possui várias pontes e penhascos, que propiciam uma bela vista para os visitantes.

O jeito mais fácil de se visitar a cidade é por uma simples caminhada no seu centro histórico, que é envolto por um grande muro, que serviu de defesa contra invasores por séculos.

No dia em que visitei Luxemburgo, infelizmente choveu muito, então não foi possível tirar muitas fotos. De qualquer forma, porém, vamos às principais atrações:

  • Ruínas da fortaleza: são remanescentes da construção iniciada no século X e incluem diversas galerias subterrâneas.
640px-Luxembourg_Casemates_(8)

Trecho da fortaleza de Luxemburgo (Autor da foto: LoKiLeCh)

  • Place de la Constitution: fica na ponta da muralha que envolve a cidade e oferece uma vista deslumbrante do vale do rio Pétrusse. Para mim, o lugar mais bonito da cidade.
2019-10-17 16.00.46

Vista a partir da Place de la Constitution

  • Catedral de Notre-Dame: catedral mais importante do país, remonta ao século XVII e possui belos vitrais. Lá, há uma pequena exposição sobre a história do país que vale uma lida rápida.
2019-10-17 15.43.10

Catedral de Notre Dame de Luxemburgo

  • Place d’Armes: outra simpática praça da cidade, está localizada bem no centro e é cercada por belos prédios e muitos cafés.
2019-10-17 15.15.03

Cercle Municipal, localizado na Place d’Armes

  • Centro histórico: o centro da cidade murada é bem pequeno, mas bastante interessante. Tem uma infinidade de locais bastante chiques, incluindo confeitarias e cafés, além de algumas praças, onde se pode sentar e relaxar.
2019-10-17 15.26.08

Uma das simpáticas praças do centro de Luxemburgo

  • Museus: há também na capital dois museus mais relevantes: Museu Nacional da História da Arte, com diversos artefatos arqueológicos, e Museu Nacional de História Natural, que podem ser conhecidos em visitas mais longas pela cidade.

Além dessas atrações na capital, Luxemburgo também possui simpáticas cidadezinhas e vilarejos, como Echternach e Esch-Sur-Sûre. Infelizmente, não cheguei a visitar estas cidades, mas ambas possuem belas edificações da época medieval.

E você? Ficou com vontade de conhecer o país?

Caso tenha dúvidas, perguntas ou sugestões, só deixar o comentário aqui embaixo 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s