Como visitar os lagos romanos? (Lago Bracciano, Lago de Nemi e Lago Albano)

Roma, capital da Itália, é uma das cidades mais visitadas do mundo, com mais de 9 milhões de turistas todos os anos. Além do famoso Coliseu, Roma também conta com outras tantas atrações super conhecidas: Fontana di Trevi, Piazza di Spagna, Piazza Navona, além do Vaticano e sua inconfundível Basilica San Pietro.

Muitos destes visitantes, entretanto,  não têm conhecimento de certas atrações naturais que os arredores da Cidade Eterna oferecem, como os lagos romanos, que se localizam bastante próximo à cidade e podem ser uma opção de passeio diferente para aqueles que visitam a região.

Neste post, vou focar nos três lagos mais próximos à Roma: o Lago Albano, o Lago Bracciano e o Lago Nemi. Para se ter uma ideia de onde ficam, preparei esse mapa:

Como estão bem perto de Roma, estes lagos são facilmente acessíveis por trem. Vamos então a cada um deles e algumas dicas para visitá-los.

Lago Bracciano

Dos três lagos aqui citados, é o mais distante da cidade de Roma. Localizado a cerca de 40 km da cidade, este lago possui uma superfície de 56,5 km², sendo o oitavo maior lago da Itália e o segundo maior lago da região de Lazio. Sua profundidade máxima chega a incríveis 160 metros, colocando-o como sexto lago mais profundo do país. Além disso, o lago é bastante conhecido por ser um dos mananciais que fornecem água de altíssima qualidade para Roma.

Como a navegação de barcos com motores é proibida, o lago é um excelente local para realização de atividades náuticas, como natação, canoagem e vela. Por esse motivo, durante os fins de semana, é bastante comum encontrar famílias em suas margens se refrescando e desfrutando suas águas transparentes.

Para chegar ao Lago Bracciano, é bastante simples. A cada hora sai um trem da estação Roma Tiburtina (que também passa pelas estações Roma Ostiense e Roma Trastevere), com destino a cidade de Bracciano. Da estação de Bracciano, é preciso caminhar cerca de 15 minutos até chegar ao lago. É uma caminhada bastante simples que não requer muito esforço. A passagem de ida e volta (Roma-Bracciano-Roma) custa 7,20 euros.

WhatsApp Image 2020-04-23 at 16.50.48.jpeg

Praia à margem do Lago Bracciano.

Uma vez no Lungolago (margem do lago), há uma grande oferta de restaurantes e outras barraquinhas que oferecem guarda-sóis e cadeiras para aproveitar o dia no lago.

Lago Albano

De origem vulcânica, este lago é o mais próximo da cidade de Roma, estando localizado a apenas 24 km da capital italiana. Em relação ao lago Bracciano, seu tamanho é bem menos expressivo, sendo quase 10 vezes menor: possui apenas 6 km². Sua profundidade, porém, chega a incríveis 168 metros.

Este lago é um ótimo local não somente para se apreciar uma bela paisagem, mas também para se visitar algumas atrações históricas. As cidades localizadas no seu entorno são bastante conhecidas e possuem uma infinidade de atrações.

2019-05-01 11.55.05

Lago Albano, com as cidadezinhas no seu entorno.

Ariccia, que se localiza ao sul do lago, por exemplo, é nacionalmente famosa pela porchetta, um sanduíche de leitão muito saboroso. Já Castel Gandolfo é muito conhecida por abrigar a Residência de Verão do Papa. Temos ainda Albano Laziale, que possui um belo e conservado centro histórico, Rocca di Papa, que está localizada numa colina e conta com uma bela vista dos lagos, e Marino, que conta com um festival de vinho muito conhecido na região, a Sagra del vino.

Além de ter um lado mais histórico, a região do Lago Albano também oferece locais para a prática de esportes. No lago, principalmente nos fins de semana, há muitos banhistas e pessoas aproveitando o local para relaxar e se refrescar. Há, também, esportistas, que praticam natação ou canoagem no lago, ou que pedalam ao longo de suas margens.

Para aqueles que gostam de uma trilha, uma boa opção no local é o trekking de cerca de 20 km (ida e volta) ao Monte Cavo. Seus 950 metros de altitude são superados através da chamada Via Sacra e oferecem uma bela vista da região, incluindo as cidades ao redor, o Lago Albano e o Lago Nemi, de qual falarei mais para a frente. Deixo aqui a trilha que utilizei no Wikiloc, que poderá ser útil para se localizar.

IMG-20190501-WA0013.jpg

Lagos Albano (à direita) e Nemi (à esquerda), vistos a partir do Monte Cavo.

É bastante simples chegar ao Lago Albano saindo de Roma. Há trens regionais a cada duas horas com destino à estação de Castel Gandolfo (que saem apenas 4,20 euros ida e volta). Da estação de Castel Gandolfo, basta uma caminhada de pouco mais de 10 minutos para se chegar às margens do lago, que também possui praias para se refrescar em suas águas, além de restaurantes.

Lago Nemi

O menorzinho entre os três lagos que trouxe aqui é o lago de Nemi. Também de origem vulcânica e localizado bastante próximo ao Lago Albano, tem apenas 1,67 km² e profundidade máxima de 33 metros.

20190831_175736 (1).jpg

Lago de Nemi.

Mesmo com a natureza preservada e uma paisagem de tirar o fôlego, o principal motivo pelo qual o lago é famoso são dois barcos romanos que foram descobertos praticamente intactos em seu leito. Bastante avançados tecnologicamente para a época, ambas as embarcações foram construídas durante o governo do imperador Calígula e seriam uma homenagem à deusa Diana. Apesar de terem sido destruídos durante a Segunda Guerra Mundial, ainda resta um museu próximo ao lago, que conta a história dos barcos de forma bastante detalhada. Além disso, fragmentos e esculturas ali encontrado estão hoje exposto no Museu Nacional Romano, localizado próximo ao Termini, em Roma.

Diferentemente dos outros lagos, o Lago de Nemi não possui nenhuma infraestrutura turística, sendo bem mais rústico e tranquilo no que refere ao movimento de pessoas. De qualquer maneira, é um ótimo local para se descansar, além de propiciar águas límpidas, ideais para um mergulho bem refrescante.

2019-05-01 11.55.03.jpg

Lago de Nemi, visto a partir do mirante do Monte Cavo.

O acesso ao lago com transporte público é um pouco mais complicado do que os demais e requer uma boa caminhada. Para se chegar a Nemi, é necessário pegar um trem saindo da estação Roma Termini com destino à cidade de Albano Laziale (que sai por 4,20 euros ida e volta). Pouco mais de 5 km separam a estação do lago. Este caminho, em grande parte percorrido à sombra de árvores, leva cerca de 1h10, mas compensa. Passa por Ariccia e Genzano di Roma, duas belas cidadezinhas dessa região da Lazio. Como  recompensa pela longa caminhada, recomendo uma parada na Azienda Vinicola Remo Ricasoli, que vende vinhos caseiros deliciosos por apenas 1,50 euro o litro. É uma bela forma de relaxar após nadar no lago!

IMG-20190831-WA0015

Vinho raiz após a caminhada até o Lago de Nemi.

Visão geral

Para mim, valeu muito a pena conhecer cada um desses três lagos e suas particularidades. Principalmente no abafado verão romano (onde as temperaturas chegam a passar de 40 graus), ir até um deles pode ser uma ótima pedida para se refrescar e conhecer uma paisagem diferente.

Além disso, também é uma opção para aqueles que estão cansados das grandes cidades e de amontoados de turistas, que estão por todas as partes de Roma, como também para aqueles que querem aproveitar um pouco da natureza.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, pode deixar nos comentários abaixo 🙂