Você consegue imaginar uma festa onde há uma fonte de vinho? Pois é. Essa festa existe e ocorre anualmente na cidade de Marino, na província de Roma, na Itália.
Estive lá no ano passado e foi uma experiência muito legal. Além de muito vinho regional, a Sagra dell’Uva (em português Festa da Uva), como é chamada, também oferece aos visitantes música tradicional, além de muita comida típica. É um passeio especial, que pode ser feito facilmente a partir de Roma.
Só para se ter uma ideia de onde ocorre a festa, aqui está o mapa da localização de Marino:
História
A primeira edição da festa foi há 95 anos, em 1925, sendo considerada a primeira Festa da Uva de toda a Itália. Tradicionalíssimo, o evento nasceu como ideia do poeta e escritor Leone Ciprelli, cidadão de Marino. Concebida como uma maneira de gerar uma fonte de renda extra para o município, Ciprelli buscou associar o principal evento histórico que envolve a cidade, a vitória da Batalha de Lepanto (no qual um conde de Marino teve papel chave para vencer a batalha contra os otomanos), e a colheita e o vinho, importante fonte econômica da cidade.
Sendo assim, a festa ocorre todos os anos no primeiro domingo de outubro, mês em que a vitória da Batalha de Lepanto freou o avanço de forças muçulmanos no Mediterrâneo. Por conta de toda essa história, há desfiles no local com habitantes da cidade vestindo trajes típicos do século XVI e inclusive encenando a conquista da batalha. Há também pessoas levando insígnias e bandeiras que remontam à época. É bem interessante.

Habitantes de Marino encenando a vitória da Batalha de Lepanto na Sagra dell’Uva.
Além de ter a ideia de criar essa festa, Ciprelli também sugeriu utilizar uma das fontes da cidade para jorrar vinho. Com certeza, essa excentricidade é a principal atração da festa, que atrai o olhar de muitos curiosos e faz com que a cidadezinha de Marino fique lotada no domingo da festa (quando a fonte é ligada). Vale lembrar que a festa ocorre no fim de semana todo – e domingo é o dia principal, então fica mais cheio. Caso queira fugir de aglomerações, vá no sábado, como fui, que é bem mais tranquilo.

Rua principal de Marino durante o sábado da Sagra dell’Uva. Dá para ver que não estava tão lotado (domingo é o dia mais cheio).
Como chegar
Marino está localizada a apenas 20 km do centro de Roma e é facilmente acessada a partir da capital italiana. Há trens a cada hora que saem da estação central de Roma (Termini) e que levam apenas 35 minutos para chegar à estação de Marino. O melhor de tudo é que a passagem de ida e volta custa apenas 4,20 euros! É muito fácil chegar à cidadezinha. Para dar uma olhada nos horários, cheque o site da Trenitalia.
O que fazer na Sagra dell’Uva
Além de assistir aos desfiles, ouvir boa música e ver vinho jorrando de uma fonte, o mais legal da Festa da Uva de Marino é provar os diversos comes e bebes que são vendidos por lá, desfrutando da atmosfera de uma pequena cidade italiana.

Desfile na Sagra dell’Uva, em Marino, Itália. As pessoas usam roupas que remontam ao século XVI em memória à Batalha de Lepanto.

Um dos concertos que ocorrem durante a Festa da Uva, em Marino, Itália.
Como o festival ocorre em pleno centro da cidade, os comerciantes instalam barraquinhas ali mesmo para vender seus vinhos e comidas – e essa experiência de comer e beber em uma típica cidadezinha italiana é sensacional. Entre os vinhos disponíveis, a grande maioria é produzida ali na região mesmo, quase sempre sendo DOC (Denominação de Origem Controlada). Além do local vinho Marino, também se encontra Castelli Romani, Frascati, Cerveteri e Romanella – este último o meu favorito. Vale lembrar que os vinhos são, no geral, bastante agradáveis e bem econômicos: um copo sai por 1 euro apenas. É a festa certa para amantes de vinho que não querem gastar muito.

Vinhos (quase) sempre a 1 euro na Festa da Uva, em Marino, Itália. Nada melhor do que uma pizza italiana para acompanhar…
Em relação à comida, há também muitas opções disponíveis. A ciambella al mosto, basicamente uma rosquinha que leva mosto de uva, é um clássico de Marino, mas ainda há outras delícias regionais como o arrosticini (espetinho de carne de ovelha), porchetta di Ariccia (pão com carne de porco), pizza al taglio (pizza vendida por pedaço) e coppiette romane (carne de porco seca e temperada). São tantas coisas deliciosas que é bem difícil escolher o que comer. Comi esse tal de coppiette e adorei, era muito bom mesmo.
A cidade de Marino oferece, também, além de comidas, vinhos e desfiles, uma paisagem maravilhosa. Bem no centro da cidade, bastante próximo ao Palácio Colonna, ponto de chegadas dos desfiles durante a festa, há uma espécie de mirante. De lá, dá para ver as outras cidadezinhas a região dos Castelli Romani e um por do sol maravilhoso, um dos mais bonitos que vi na Itália.

Por do sol visto a partir de mirante na cidade de Marino, na Itália.
Ir à Festa da Uva de Marino foi uma experiência única. Realmente, gostei bastante da autenticidade de tudo que vi, bebi e comi. Caso esteja de bobeira em Roma no mês de outubro, recomendo fortemente dar um pulinho em Marino para aproveitar essa tradicional festa. Vá que, com certeza, vale a pena!
Caso tenhas dúvidas ou sugestões, pode deixar um comentário aqui embaixo.
Aproveite e também siga o perfil deste blog no Instagram: @mochila.raiz 🙂