Explorando Graz – o que visitar em 2 dias na cidade austríaca

Capital da região da Styria e segunda maior cidade da Áustria, com pouco menos de 300.000 habitantes, Graz está localizada ao sul de Viena e é facilmente acessada a partir de uma viagem de pouco mais 2 horas, tanto de ônibus ou trem.

Apesar de não ser tão visitada em comparação à capital Viena e às cidades de Innsbruck, nos Alpes, e Salzburg, no oeste austríaco, Graz é uma cidade que merece uma atenção especial. Bastante universitária, a cidade possui quatro universidades cujos alunos são mais de 60.000. Isso significa que um a cada cinco moradores de Graz são estudantes!

Além do ambiente universitário, a história de Graz é também bastante interessante. Por vários séculos, dos pontos de vista cultural e político, a cidade foi mais importante para croatas e eslovenos do que suas respectivas capitais atuais (Zagreb e Liubliana). Entre os séculos 14 e 17, a cidade foi a residência dos Habsburgo da Intra-Áustria (eles moravam no castelo da cidade), que governavam as regiões de Styria, Carinthia e Carniola, além do chamado litoral austríaco, que hoje abrange porções dos territórios eslovenos e croatas.

Por estar localizada bem no centro da província, Graz representa um ponto estratégico do ponto de vista militar. Por conta disso, a cidade foi ocupada diversas vezes na história, incluindo invasões por parte dos turcos otomanos no século 16 e das tropas napoleônicas em 1797.

Tendo recebido influências de diversos povos e culturas, além de ter servido como sede do governo, Graz é uma cidade que floresceu nos séculos passados, cujos traços continuam até hoje. Apesar de praticamente ignorada e pouco explorada pelos turistas que visitam a Áustria, Graz tem muito a oferecer. Somada às atrações históricas e culturais, a cidade está localizada em meio a belíssimas cadeias montanhosas, que dão um maior charme à cidade e à região da Styria. Vamos então aos principais pontos turísticos da cidade e arredores:

  • Schlossberg: localizada bem no centro da cidade, esse é o principal ponto turístico  de Graz (sua tradução livre para o português sera algo como “colina do castelo”). Com 473 metros de altitude ao nível do mar, esta colina se destaca frente a uma cidade bastante plana. Por isso, nos séculos passados, chegou a abrigar o castelo sede da família real, além de fortificações militares, cujas estruturas ainda podem ser observadas atualmente. Hoje, além da Uhrturm (torre do relógio), o local abriga um parque público, repleto de cafés e restaurantes, locais perfeitos para apreciar o belo panorama que a colina oferece. Também há uma discoteca na parte subterrânea desse parque, que parece ser bastante interessante.
2019-12-29 13.10.32

Vista a partir do Schlossberg, colina que fica bem no centro de Graz, na Áustria.

WhatsApp Image 2020-06-15 at 19.43.31

A simpática torre do relógio (Uhrturm), que localizada no centro de Graz, na Áustria.

WhatsApp Image 2020-06-17 at 05.02.07

Schlossberg visto de baixo, a partir do centro de Graz, na Áustria.

  • Prefeitura (Rathaus): seu prédio, construído no século XIX, fica na praça central (Hauptplatz), no coração da cidade. Admirar sua bela fachada, enquanto se observa a movimentação na simpática praça, é certamente um passeio obrigatório em Graz.
WhatsApp Image 2020-06-17 at 05.02.08

Rathaus, o prédio que abriga a prefeitura de Graz, localizado na praça principal da cidade.

WhatsApp Image 2020-06-15 at 19.43.33

A agradável Hauptplatz, Praça Central de Graz, cercada por edifícios bastante bem cuidados.

  • Ilha no Rio Mur: localizada bem em frente ao Museu de Graz, essa ilha artificial chama bastante a atenção ao se cruzar a principal ponte da cidade. Com um formato bastante peculiar, que lembra um barco, foi construída em 2003 para celebrar a cidade como capital da cultura. Atualmente, abriga um restaurante bastante chique em seu interior.
WhatsApp Image 2020-06-17 at 05.02.05

A diferente ilha artificial de Graz, que fica no meio do Rio Mur.

  • Centro histórico: além destas atrações, uma caminhada pelo centro histórico de Graz também é um passeio que precisa ser feito quando se visita a cidade. Há simpáticos cafés e bares localizados nas estreitas ruas da cidade, além de algumas pequenas praças e igrejas para serem exploradas.
WhatsApp Image 2020-06-15 at 19.40.35

Uma das simpáticas ruas do centro de Graz, na Áustria. Caminhar por aqui é um passeio imperdível.

  • Glockenspiel: escondido em meio ao centro histórico de Graz, essa atração é bastante peculiar. Trata-se de um relógio com alguns bonecos que dançam com o tocar dos sinos, todos os dias e pontualmente às 11h, 15h e 18h. É bem divertido, ainda mais quando se encontra a torre com os bonequinhos dançando totalmente sem querer (como foi o meu caso).
  • Museu de Arte de Graz (Kunsthaus Graz): localizado à beira do rio Mur, este museu foi construído em 2003 e conta com uma arquitetura bastante peculiar. Suas mostras são de arte bastante moderna e contemporânea – e são bastante interessantes. Para mim, porém, o ponto (literalmente) alto da visita é o último andar do museu, que oferece uma ótima vista do centro histórico de Graz. Vale a pena checar quando estiver na cidade.
  • Schöckl: é uma montanha que fica a pouco mais de 15 km de Graz, facilmente acessível a partir de ônibus que saem do centro da cidade. Com 1.445 metros de altitude, há trilhas até o topo da montanha, que oferece uma belíssima vista da região. No inverno, a paisagem é ainda mais especial, já que é possível admirar os picos das montanhas da região todos nevados, além de ter a sensação de caminhar na neve. Valeu muito a pena a experiência. Recomendo àqueles que gostam de trekking.
WhatsApp Image 2020-06-15 at 19.46.18

Subindo o Schöckl, uma das maiores montanhas da região. Apesar da dificuldade de caminhar na neve, o visual lá de cima compensa!

IMG-20200107-WA0024

Um dos restaurantes que há no Schöckl, uma das maiores montanhas da região. Apesar da dificuldade de caminhar na neve, o visual lá de cima compensa!

Visão geral

Além das atrações visitadas, outra coisa que me chamou bastante a atenção em Graz foi a cultura da Styria, que é bastante diferente das demais regiões da Áustria. Tais diferenças se mostram não somente no dialeto falado nos locais, mas também na culinária e nos costumes. Como exemplo, cito o Kürbiskernöl (óleo da semente da abóbora), que é largamente consumido na região, tanto em sopas, pratos principais, sobremesas, como também em drinks. Estes últimos, especialmente, também me chamaram muito a atenção, já que a bebida mais famosa da região é o peculiar Eierlikor, um licor de ovo.

2019-12-31 22.41.21

Licor de ovo, bebida típica da região de Graz, Áustria.

Além de comidas e bebidas da região, também pude experimentar um jogo típico bem diferentão chamado Nageln. Esse jogo consiste em bater pregos num tronco segurando o martelo com apenas uma mão e utilizando apenas a parte mais fina. Basicamente, o objetivo do jogo é afundar o prego até o final, o que parece simples. A dificuldade fica no fato de que a última pessoa a não conseguir fincar o prego na madeira antes da pessoa campeã deve pagar uma rodada de bebidas. É muito simples, mas também bem divertido.

2019-12-28 21.32.07-1

Nageln, um jogo típico bastante curioso da região de Graz.

Para mim, Graz foi uma grata surpresa. Pessoalmente, nunca havia escutado sobre a cidade em si, pois não é um dos locais mais conhecidos do país (e geralmente nem está nos guias de viagem). Apesar disso, gostei bastante de visitá-la e acredito que vale muito a pena de ser visitada. Por conta disso, caso vá à Áustria, recomendo passar por Graz para explorar a cidade. Vale a pena!

Caso tenhas dúvidas ou sugestões, pode deixar um comentário aqui embaixo.

Aproveite e também siga o perfil deste blog no Instagram: @mochila.raiz 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s