Explorando Galle, um dos patrimônios da humanidade do Sri Lanka

Já ouviu falar de Galle?

Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Galle é uma daquelas cidadezinhas simpáticas, que lembram as cidades coloniais brasileiras.

Construído pelos portugueses no século 16, a região do forte conta hoje com diversas influências dos colonizadores que chegaram depois: holandeses, em 1640, e ingleses, em 1796.

O forte da cidade é a sua parte histórica, que conta com cerca de 400 casas, igrejas, mesquitas, templos budistas e algumas lojas antigas. Além disso, as muralhas e seus portões também merecem uma atenção especial.

Os pontos altos de uma visita ao local são a Igreja Holandesa, construída em 1640 e o Old Gate (antigo porta de entrada da cidade), datada de 1669.

O mais legal de tudo, porém, é caminhar sem muito compromisso pelas belas ruas, só observando as diversas construções dessa simpática cidade.

Vamos então às principais atrações de Galle:

Muralhas

Com seu centro histórico todo rodeado por um forte, passear pelas muralhas de Galle é um passeio imperdível. Além do Old Gate, a mais famosa entrada da cidade, que data do século 17, há ainda muitos locais que merecem uma atenção especial.

Na parte do forte que dá para o mar, são vários os bastiões, locais que eram usados antigamente para proteção. A partir deles, as vistas são sensacionais. A Flag Rock, por exemplo, é um dos mais visitados de Galle, conhecido principalmente pelo seu por do sol espetacular.

flag-rock-galle-sri-lanka

Como a cidade histórica é pequenininha, uma caminhada por todo o perímetro dos muros de Galle não deve levar mais do que uma hora. Vale bastante a pena.

Dutch Reformed Church

Principal construção religiosa da área histórica, essa igreja foi construída inicialmente pelos holandeses em 1640 e depois reconstruída cerca de 100 anos depois. Infelizmente, quando visitei a cidade, a igreja estava fechada por conta da pandemia, mas boatos que seu interior é bem impressionante.

galle-sri-lanka

Outros templos religiosos

Além da igreja protestante, Galle também conta com a mesquita Meeran Jumma, data de 1904, além do templo budista Fort Shri Sudarmalaya. Bastante bonitos, ambos templos dão uma ideia da rica mescla de religiões que existe no Sri Lanka.

mosque-galle-sri-lanka
buddhist-temple-galle-sri-lanka

Farol

Com 26 metros de altura, o farol de Galle fica próximo ao bastião Point Utrecht. Não é nada muito especial, mas é simpático.

lighthouse-galle-sri-lanka

Casas históricas

Além de todos esses pontos turísticos mais conhecidos, Galle também conta com muitas casinhas históricas, que não são necessariamente famosas. Por conta disso, o mais recomendado numa visita à cidade é sair pra caminhar sem muito rumo, pra realmente explorar o centro histórico.

galle-sri-lanka

Uma boa parte dessas casas abriga hoje lojinhas, restaurantes e hóteis, todos bastante voltados para o turismo. Destaques vão para a Historical Maison, uma bela casa que hoje mais parece um museu, além do Dutch Hospital, que hoje abriga um complexo de lojinhas e restaurantes.

dutch-hospital-galle-sri-lanka

Visão Geral

Pessoalmente, não imaginava que o Sri Lanka contaria com uma cidadezinha colonial, bem parecida com as nossas no Brasil. Somado a esse fato, as muralhas ao redor da cidade, além dos diferentes estilos arquitetônicos (português, holandês e inglês) dão um charme ainda maior ao local.

Por conta disso, numa visita ao país, recomendo muito visitar Galle. Como não é muito grande, acredito que meio período ali já é suficiente. Dá pra organizar meio dia em Galle e depois partir para alguma praia da região para relaxar.

Para dicas de outros destinos no Sri Lanka, veja também o post de Ella e Anuradhapura.

No caso de dúvidas ou sugestões, pode deixar um comentário aqui embaixo, que responderei assim que possível.

Aproveite também para seguir o perfil deste blog no Instagram: @mochila.raiz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s