O que ver e fazer em Ghent, na Bélgica – A cidade das flores

Continuando a série de visitas a cidades belgas, chegou a hora de falar um pouco sobre Ghent, localizada na região flamenga da Bélgica, cuja língua oficial é o holandês. A pouco mais de 50km da capital Bruxelas, Ghent é uma agradável cidade que merece atenção por parte dos turistas que visitam a Bélgica.

Bem menos turística, porém bastante similar a Brugges, Ghent é uma daquelas cidades cujo maior atrativo é ser mais tranquila e autêntica. Bastante universitária (1/5 da sua população é de estudantes), Ghent é atravessada por canais e preserva muitas características de sua época medieval, principalmente no centro histórico.

Também conhecida como “A cidade das flores”, por possuir azaleias e begônias por todas as partes, Ghent é uma cidade ideal para se visitar num dia de bate-volta a partir de Bruxelas. Praticamente todas as atrações da cidade estão localizadas no seu centro, que é facilmente percorrido a pé. Apesar de não ser muito grande, atrações não faltam à Ghent:

Belfry (ou Belfort)

Assim como várias outras cidades belgas, Ghent possui um campanário que se destaca no centro da cidade. Finalizado em 1380, esse é o maior campanário da Bélgica, com incríveis 91 metros de altura.

Catedral de S. Bavão (Sint Baafskathedraal)

Localizada bem em frente ao campanário, essa catedral também possui uma torre bastante alta, com 89 metros de altura. Construída entre os séculos 14 e 16, a principal atração dessa igreja gótica é o seu altar, que contém o painel considerado a obra-prima dos irmãos Van Eyck: A Adoração do Cordeiro Místico (The Adoration of the Mystic Lamb), datada de 1432.

Igreja de São Miguel

Localizada próxima ao centro histórico da cidade, essa não é uma das igrejas mais famosas de Ghent. Entretanto, sua arquitetura gótica e seu interior bastante decorado são bastante especiais. Quando visitei o local, um homem estava tocando o órgão da igreja, o que fez com que a visita se tornasse ainda mais interessante.

Gravesteen

Construído em 1180 para servir como residência do Conde de Flandres, esse castelo já teve diversas utilidades ao longo da história, desde uma prisão até uma fábrica de algodão. Atualmente, é uma das grandes atrações de Ghent, tanto pela arquitetura, como também por abrigar um museu em seu interior.

Graslei

Local mais conhecido e visitado de Ghent, esse é o ponto de partida dos vários passeios de barcos e caiaques que são oferecidos na cidade. Sem dúvidas, sentar em uma das margens do canal e ficar observando o movimento do local, bem como os diversos belos edifícios localizados ali é uma atração imperdível de Ghent. Durante o auge do comércio flamengo, no século 15, esse era o local onde as especiarias eram comercializadas.

Canais

Além das construções históricas que Ghent oferece, outro passeio imperdível é uma simples caminhada no centro da cidade. Com muitos canais, que são atravessados por belas pontes, sempre adornadas de flores de várias cores, um passeio por essa área mostra por que o centro de Ghent é considerado um dos mais bem preservados do país. Vale a pena!

Visão Geral

Ghent foi uma cidade que me surpreendeu muito. Achei muito parecida com a cidade mais turística da região de Flandres, Brugges. Diferentemente dessa última, porém, Ghent me pareceu mais autêntica e bem menos turística. Seus canais e suas pontes sempre decoradas com flores são um charme à parte. Sem sombra de dúvidas, é uma cidade que merece uma atenção especial quando se visita a Bélgica. Como não é muito grande, um dia é mais do que suficiente para explorar Ghent e suas surpresas.

Para dicas de outros destinos belgas, veja também os posts de BruxelasNamur, Brugges e Liège.

No caso de dúvidas ou sugestões, pode deixar um comentário aqui embaixo, que responderei assim que possível.

Aproveite também para seguir o perfil deste blog no Instagram: @mochila.raiz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s